Secretaria de Saúde de Maringá

Orientações quanto ao número de cartão SUS

Informamos que desde sexta-feira, dia 23/04/10, o Sistema Gestor Saúde (SGS) não está fornecendo número de CNS (cartão SUS) ao ser realizado novo cadastro de usuário SUS. Estamos aguardando que o Ministério da Saúde nos envie mais números de CNS para disponibilizarmos pelo SGS. Assim, devem ser seguidas as seguintes orientações:

» O cadastro completo (cadastro de usuário SUS) no SGS deve ocorrer normalmente; apenas o CNS não será gerado no momento de salvar o cadastro.

» Antes de realizar o cadastro de usuário SUS é imprescindível buscar número de CNS na Base Federal. É comum o usuário ter número de CNS na Base Federal e não saber. Se for encontrado número de CNS, utilizá-lo no cadastro de usuário SUS no SGS. Para busca na base federal:

1 Acesar o site da Base Federal (clique aqui).

2 Digitar CNES, usuário e senha utilizados rotineiramente para realizar a pesquisa.

» Nos casos em que não for encontrado número de CNS na Base Federal, mas é necessário para consultas especializadas e procedimentos de alta e médica complexidade, deve ser feito o cadastro do CNS na UBS diretamente na base federal ou através do SISREG, que gerará o número instantaneamente. Para cadastro na base federal:

1 Acesar o endereço do site da Base Federal (clique aqui).

2 Clicar em CADWEB (coluna à direta da página).

3 Usar CNES, usuário e senha fornecidos pelo(a) diretor(a).

4 Clicar em CADASTRO DE USUÁRIO DO SUS.

5 Preencher os dados de forma mais fidedigna possível (lembrar que os dados estão sendo digitados diretamente no Ministério da Saúde).

6 Incluir o CNS gerado no cadastro do SGS e fornecer ao usuário o cartão SUS com esse número.

* Importante: SEMPRE pesquisar exaustivamente se há número de CNS para o usuário antes de cadastrar na Base Federal.


A qualquer momento o SGS pode voltar a gerar número de CNS, portanto deve ser observada essa situação. Mas a pesquisa na Base Federal deve ser sempre realizada.