Secretaria de Saúde de Maringá

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, mais conhecido como SISVAN, tem o papel de fazer o diagnóstico da situação alimentar e nutricional da população brasileira e, assim, orientar as políticas públicas nas três esferas de governo. A partir dos dados do SISVAN, é possível ter uma fotografia real de como está a alimentação, a saúde e o estado nutricional da população que utiliza os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
O SISVAN é o sistema escolhido para receber as informações sobre o acompanhamento das condicionalidades sob responsabilidade da Saúde. O DATASUS desenvolveu um módulo específico para o monitoramento das condicionalidades sob responsabilidade da Saúde, que é acessado pela internet, no seguinte endereço: http://nutricao.saude.gov.br/. Neste endereço você, Gestor Municipal, obtém o formulário de acompanhamento e a lista com os nomes e endereços das famílias a serem acompanhadas, ou seja, aquelas famílias que possuem crianças menores de 7 anos e gestantes, quanto à vacinação e assistência ao pré-natal.
Já no módulo municipal do SISVAN, o qual pode ser feito o download do aplicativo pelo site http://nutricao.saude.gov.br/, é possível registrar as informações do estado nutricional de todos os beneficiários do Programa Bolsa Família, além do registro de toda a população do município: crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos.
Agora que você conhece as principais funcionalidades do SISVAN, não deixe de informar os dados sobre a saúde das famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família. Lembre-se sempre que, com a participação da sua Secretaria de Saúde, os dados do SISVAN ajudam a mudar a realidade de milhares de famílias brasileiras, inclusive aí, no seu município.

De olho na saúde do brasileiro
As informações do SISVAN contribuem para o conhecimento dos problemas de nutrição do Brasil, identificando inclusive, as regiões e os estados, os segmentos sociais e os grupos da população com dificuldades na saúde.
As informações geradas pelo SISVAN geram ações concretas de vigilância da saúde do brasileiro. O sistema possibilita então, que o Sistema Único de Saúde promova estratégias especiais para combate aos desvios nutricionais, sejam eles de baixo peso ou sobrepeso/obesidade.

Em caso de dúvidas para a utilização do SISVAN, existe algum suporte técnico?

O suporte técnico para a utilização do SISVAN está sendo prestado pelas Regionais do Datasus do seu estado e pela Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição pelos telefones: (61) 3448-8230 ou 8287.